Assembleia ordinária durante a manhã de sexta-feira, dia 10 de maio, no município de Orós

#Agenda POR @SSESI2023 12 DE MAIO DE 2024

Consórcio Público da Região Sertão Centro Sul realiza assembleia ordinária durante a manhã de sexta-feira, dia 10 de maio, no município de Orós.

O CONSCENSUL reuniu-se para discutir sobre a regulação dos serviços delegados de competência dos municípios consorciado. O consultor técnico da APRECE Pablinio Siqueira, proferiu palestra de apresentação da AREMCE - agência reguladora dos municípios do Ceará e sobre a mesma regular os serviços via consórcio. Participaram os prefeitos de Orós e anfitrião José Rubens, Ronaldo Pedrosa prefeito de Lavras da Mangabeira e presidente do CONSCENSUL, prefeito de Granjeiro Chico Clementino, prefeito do Cedro Joãozinho de Titico além dos representantes do Umari Diocelia Grangeiro, de Baixio Osmar Crispim, de Icó Efigênia Mota, de Várzea Alegre José Marcílio e de Ipaumirim Derlan Duarte.

Na mensagem do presidente Ronaldo os avanços foram feitos porém precisamos avançar mais, Joãozinho afirmou que o município do Cedro está com a meta de iniciar a implantação do da coleta municipal seletiva ainda este semestre, para Chico Clementino o consórcio vem dando o suporte necessário para que o município de Granjeiro continue avançando na coleta seletiva já o prefeito de Orós José Rubens destacou a necessidade de um suporte do consórcio para iniciar a coleta seletiva municipal.

O superintendente do CONSCENSUL André Wirtzbiki destacou o empenho dos municípios e os avanços pontuais, ainda destacou a necessidade de olhar para o processso de pontuação no IQM e finalizou destacando a educação ambiental como ferramenta de mudança do cenário atual.

O evento ainda contou com a presença dos gestores de CMR de alguma municípios. Como encaminhamento os municípios irão receber as respectivas minutas de projetos de lei para ingresso na AREMCE e assim consolidar a mesma como a agência reguladora dos serviços do consórcio.